sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Índia? Não, Paris

Não possuo capacidade para manter este blog em ordem cronólogica dos fatos aqui. Principalmente pela minha falta de acesso a internet - não tenho na minha atual residência, já na França -; estou agora digitando de uma biblioteca, que se diga de passagem, maravilhosa e absurdamente grande, que fica do lado do Museu de Arte Moderna da França, em Paris. Na cidade onde moro, bem pequena, que fica nos subúrbios de Paris (é uma região metropolitana muito grande, tem várias cidades pequenas, uma do lado da outra, ou às vezes separadas por bosques - mas é mais comum simplesmente atravessar um quarteirão e ver que trocou de cidade já), também tem uma bibliotca, "Mídiateca", na verdade, com DVDs, internet e muitos livros à vontade. E são várias assim aqui pelas redondezas, é ótimo mesmo :)

----

Domingo passado, dia 1º, retornei à França depois de uma noite no aeroporto de Oslo...descansar para quê quando se está viajando? Fui então a uma celebração hindu, a 12ª Festa do deus Ganesha em Paris, que estava para acontecer na região Norte da cidade, região de significativa população estrangeira.
Não imaginava, porém que era um festival tão grande. Muitas ruas foram fechadas para a procissão e as milhares de pessoas nas ruas circularem, em meio àquele cheiro de Índia, de açafrão, jasmin e incenso queimando...as ruas francesas, combinações de cinza e bege dos prédios, com alguns verdes das árvores, foram coloridas pelas indianas...

(relembro, não espere fotos de qualidade, e estou com pouco tempo para escrever infelizmente)


Uma garota indiana de jeans e jasmins no cabelo (no Sul da Índia as mulheres usam diariamente, e a maioria dos indianos na França são dessa região; falam o idioma Tamil), outra garota de roupas tradicionais tirando foto com o celular do ritual no meio da rua francesa. Esse ritual era feito quando as estátuas de Ganesha da procissão passavam, jogavam açafrão - que é sagrado no Hinduísmo, para purificar - nesses cocos e todo mundo começava a quebrar TODOS os cocos na maior alegria. Água de coco pra tudo que é lado, e pedaços de cocos em todas as ruas, uma diversão só. Coco é uma fruta geralmente oferecida aos deuses, e diz a lenda que Ganesha gosta muito dela. Não sei muito mais desses rituais porque tive pouco contato com indianos do sul. 

óóóóó essas meninas

Caminhão durante a procissão que vendia pratinhos com as oferendas de coco já prontas

Flores nos cabelos das mulheres e também nas portas das lojas...para todos os lados 


As pessoas aparecem de costas porque acho muito cara de pau chegar tirando foto na cara de alguém 



Várias mulheres carregavam os estandartes da procissão





Algumas mulheres dançavam uma dança tradicional hindu que para mim lembra muito o "maculelê", chamada Dandiya

Outras levavam oferendas na cabeça, e fogo, que era alimentado com cubinhos de coco

Uma das imagens do Deus Ganesha que acompanhavam

E as pessoas nas janelas fumando e olhando...

Alguns homens também vestiam roupas tradicionais indianas...apesar de nas fotos acima os homens estarem de calça e camisa social acompanhando suas esposas com todos os apetrechos indianos possíveis 

Ruas do "18éme" de Paris 

Nenhum comentário:

Postar um comentário